Quando uma pessoa falecida deixa um testamento , seus bens e direitos devem ser administrados de acordo com as disposições contidas nesse documento. o testamento é uma forma de manifestação de vontade do falecido, em muitos casos, simplificar o processo de inventário.
INVENTÁRIO EXTRAJUDICIAL
O inventario extrajudicial é uma alternativa ao inventario judicial , permitindo que os herdeiros realizam o processo em cartório , desde que estejam todos de acordo e não haja litígios . Para que o inventário extrajudicial possa ser realizado, algumas condições devem ser atendidas:
a) Acordo entre herdeiros: todos os herdeiros devem estar em consenso sobre a divisão dos bens. isso é essencial para que o processo seja feito fora do judiciário.
b) Testamento válido: O Testamento deve ser considerado válido e, caso haja legatários ( pessoas que receberão bens específicos), eles também devem concordar com a divisão
c) Documentação : é necessário reunir toda a documentação necessária , como certidão de óbito, documentos pessoais do falecido e dos herdeiros , além do próprio testamento.
d) Assessoria de um Advogado: Embora o processo seja realizado em cartório , a presença de um advogado é obrigatória para orientar os herdeiros e elaborar os documentos necessários.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O INVENTARIO EXTRAJUDICIAL É UMA EXCELENTE OPÇÃO PARA HERDEIROS QUE BUSCAM UM PROCESSO MAIS SIMPLIFICADO E RAPIDO , DESDE QUE ESTEJAM DE ACORDO COM AS DISPOSIÇÕES DO TESTAMENTO EM COM A DIVISÃO DOS BENS. É SEMPRE ACONSELHAVEL BUSCAR A ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL QUALIFICADO PARA GARANTIR QUE TODOS OS PROCEDIMENTOS SEJAM REALIZADOS CORRETAMENTE E EM CONFORMIDADE COM A LEI
Comments